


Certificado SSL: Entenda Sua Importância

O Certificado SSL se trata de uma declaração virtual que comprova a identidade de uma página da internet que possibilita, assim, a navegação criptografada. O termo SSL significa Secure Sockets Layer que, em tradução livre, quer dizer "camada de sotaque seguro".
Companhias e instituições necessitam acrescentar certificados SSL ao seus sites a fim de proteger as transições virtuais (diminuindo as chances de vazamentos), e preservar a privacidade e segurança dos clientes.
Em outras palavras, o SSL é responsável por assegurar as conexões de Internet e proíbe que bandidos invadam dados a fim de modificarem as informações transferidas entre dois complexos. Agora, vamos entender um pouco sobre como ele funciona.
Como o certificado SSL funciona
O SSL assegura que nenhum dado seja lido durante a transferência entre computadores. Para garantir que ambos sistemas estejam protegidos, ele utiliza a criptografia de algoritmos. Assim, as informações são embaralhadas, o que impede a compreensão dos hackers.
Esses dados podem ter informações pessoais e que podem causar sérios problemas se vazados, como endereços, nomes, e números de cartão de crédito ou demais dados financeiros.
O processo de segurança acontece da seguinte forma:
-
Primeiro passo é o navegador tentar se conectar a um site que contém a proteção pelo certificado SSL. Logo após, há uma solicitação para que esse servidor Web se identifique mediante o envio de uma cópia do seu certificado SSL para o navegador.
-
O navegador, então, confirma que o certificado SSL é confiável. Caso seja, ele sinaliza ao servidor, que então retorna uma confirmação assinada virtualmente, para assim iniciar uma sessão criptografada por SSL.
-
Os dados cifrados são compartilhados entre o navegador e o servidor Web.
Mesmo que pareça mega demorado quando explicamos como funciona, todo o processo ocorre em questões de milissegundos.
Por que preciso de um certificado SSL?
A esse ponto, você já entendeu que os sites necessitam de certificados SSL para manter a segurança dos usuários. Porém, eles também servem para confirmar a propriedade do website, impedindo que hackers criem uma página falsa para atrair clientes, e demonstrar aos usuários que aquela página é segura.
Quando o site pede aos usuários que insiram dados pessoais em páginas de login, como números de cartões, data de nascimento ou nome de familiares, é primordial manter esses dados confidenciais. Neste sentido, o certificado SSL surge como agente responsável por manter a segurança e garantir a privacidade/autenticidade do site.
Para as companhias, o fato mais importante é que o SSL é exigido para um endereço Web HTTPS, que é a forma segura do HTTP. Ou seja, os sites HTTPS possuem seu tráfego criptografado pelo certificado de segurança.
Grande parte dos navegadores categorizam os portais HTTP como não sendo seguros – em outras palavras, sem certificação SSL. Isso acaba servindo como um alerta para os usuários, que podem identificar a confiança no portal a partir dessa pequena avaliação.
Como conseguir um certificado SSL?
Eles podem ser obtidos com a ajuda de uma autoridade de certificação (CA, Certificate Authority). Ademais, as autoridades de certificação emitem constantemente os certificados SSL, uma vez que está se tornando uma exigência para a maioria das companhias.
O custeio de um certificado SSL costuma variar de acordo com o nível de segurança que o cliente necessita. Dessa forma, a partir dessa definição o profissional será capaz de indicar a melhor solução para o seu caso.
Para conseguir seu certificado SSL, é preciso passar por algumas etapas, como:
-
Preparo e configuração do servidor, a fim de garantir que o registro WHOIS está atualizado e seguindo o que você está mandando para a autoridade de certificação.
-
Emissão do pedido de assinatura do certificado em seu servidor. Esta ação, em especial, a companhia de hospedagem contratada pode auxiliar.
-
A terceira etapa é enviar à autoridade os documentos necessários para que haja a validação do seu domínio e de sua companhia.
-
O último passo é instalar o certificado fornecido no momento em que o processo estiver finalizado.
Com o certificado em mãos, será necessário configurá-lo em seu hospedeiro Web, ou mesmo em seus próprios servidores. Vale ressaltar que a velocidade de emissão do certificado varia conforme a necessidade do cliente.
O que fazer após o certificado SSL expirar?
Os certificados não duram para sempre, então é preciso estar atento a esta questão. Para garantir que todos os domínios estejam de acordo com a regularização, o Certificate Authority/Browser Forum atua como uma espécie de órgão regulatório. Segundo eles, nenhum certificado SSL deve ultrapassar a marca de 27 meses (2 anos e 3 meses).
Eles expiram devido à necessidade do hospedeiro em atualizar as informações de seu domínio, a fim de confirmar se ainda são precisas. Quando a data de validade chega, o site em questão fica inalcançável, informando o usuário de que aquele portal não é seguro.
Todas as autoridades em certificação SSL enviam um informa notificando que a expiração está próxima. Em geral, as notificações costumam ser enviadas em intervalos periódicos com 90 dias de antecedência.
A cada dia que passa os riscos à cibersegurança aumentam. Por isso, compreender os tipos de certificados SSL é fundamental para evitar complicações futuras. Soluções pensadas para otimizar contato entre pessoas e empresas, a MCF oferece serviços eletrônicos que proporcionam facilidade, praticidade e segurança para seus clientes.
Confie em uma certificadora que torna o digital acessível para suas necessidades; entre em contato conosco e otimize o seu tempo. Clique aqui!
Serviços
Outros Posts
-
Certificado Digital OAB: Guia Completo
26/04/2022
-
-
-
-
-
Saiba Como Identificar um Site Seguro
02/02/2022
-
-
Para Que Serve o e-CPF?
18/03/2022